FAQ

Frequently asked questions

O que é a psicoterapia psicanalítica?


É um método de tratamento psicológico científico desenvolvido por Sigmund Freud, (criador da Psicanálise) e que foi expandido por seus sucessores, destacando-se como alguns dos principais autores: Melanie Klein e Wilfred Bion. A psicoterapia tem como principal característica, auxiliar os pacientes na resolução de conflitos emocionais decorrentes da insatisfação em qualquer uma das 4 áreas mais importantes da vida: área afetiva, área profissional, área social ou área orgânica (saúde). Entretanto, não é necessário estar com problemas para buscar o tratamento, pois a psicoterapia possibilita o autoconhecimento, melhora na qualidade de vida e pode também ser preventiva.




Como o psicólogo trabalha?


Através de sessões semanais com o paciente, no tempo médio de 45 a 50 minutos. A quantidade de sessões semanais é conversada nas primeiras consultas, mas é importante ressaltar que quanto maior a frequência de sessões, maior é a possibilidade de o trabalho ser mais produtivo, profundo, consistente e duradouro. As sessões consistem basicamente em conversas com o psicólogo e o paciente é livre para falar o que vier em sua mente.




Como saber se eu preciso do psicólogo?


Se você está angustiado com alguma situação, sente-se confuso ou deseja se conhecer melhor, o psicólogo poderá ser muito útil quanto as suas questões. Entre em contato com o psicólogo e tire as suas dúvidas, pois certamente a conversa será bastante esclarecedora.




Está se perguntando se vale a pena fazer terapia?


Fazer terapia é uma experiência única com uma riqueza de significados e descobertas infinitas. É possibilitar a melhora da qualidade de vida e ampliação da consciência. É entrar em contato consigo mesmo e aumentar o acesso aos próprios recursos. Fazer terapia é um investimento que levamos para a vida inteira. De fato, o que NÃO vale a pena é permanecer aprisionado na escuridão e ignorância humana a respeito de si mesmo.




A psicoterapia pode ser realizada em conjunto com medicação?


Sim, inclusive o psicólogo trabalha em parceria com o psiquiatra nos casos em que necessita de intervenção medicamentosa. Os remédios aliviam temporariamente a angústia, mas a causa do sofrimento persiste até ser identificada e resolvida na psicoterapia.




Qual o tempo total de uma psicoterapia?


Não há como prever. O tempo total de psicoterapia varia em função da natureza do problema a ser tratado e também da personalidade de cada pessoa. O ser humano é único e, portanto, fica impossível limitar a quantidade de sessões.




Qual é o valor da sessão (consulta)


Geralmente as informações sobre preços de sessões são tratadas pessoalmente nas primeiras consultas, pois é parte importante do tratamento.




Aceita-se planos de saúde?


Fornecemos os devidos recibos e relatórios para os pacientes que possuem direito ao reembolso de sessões junto ao plano de saúde. Favor se informar com o seu plano de saúde, para maiores informações a respeito do reembolso.




Como agendar um horário?


Basta ligar para o número (11) 3221-2267 (11) 96503-0721 ou preencher o nosso formulário com a sua mensagem na aba “Contato”.





0